Band não soube aproveitar as novelas turcas

27 de Julho de 2019 by Milton Figueiredo
Amor Proibido Asas do Amor Elif Ezel Fatmagül Kara Sevda Mil e uma noites Minha Vida Novelas turcas Ouro Verde Sila
Band não soube aproveitar as novelas turcas

A Band estreou, no dia 08 de julho, a novela portuguesa "Ouro Verde", uma ótima novela por sinal. Se fosse brasileira, teria sido, certamente, um novelão das 9!

Ouro Verde encerrou a trajetória da emissora na transmissão de produções turcas que teve início com o mega sucesso internacional Mil e Uma Noites, em 2015, outra grande obra de suecesso internacional.

 

Entretanto, a Band não soube aproveitar, como outras emissoras latino-americanas, dos filões turcos e, com exceção de Mil e Uma Noites e Fatmagül (a que obteve maior sucesso no Brasil em termos de audiência), as outras produções não tiveram nenhum sucesso, nenhuma boa repercussão, e não houve interesse na aquisição de outras tramas que faziam sucesso em outros países latinos.

 

Ao invés de transmitir para os noveleiros tupiniquins obras que poderiam segurar os telespectadores, como outras emissoras fizeram e ainda fazem pela América Latina, a Band preferiu levar à telinha novelas chatas como foram Sila (a 'menos' pior), Ezel, Amor Proibido (com a mesma protagonista de Fatmagül), Asas do Amor e Minha Vida.

 

Poderia ter optado por transmitir Elif, que conta a história de uma pequena garota inocente que sofre por ser obrigada a viver separada de sua mãe desde os 6 anos de idade. Por onde foi transmitida conquistou significativos pontos de audiência.

 

Outra produção que eu inclusive aguardei para assistir pela Band foi a vencedora do Emmy Internacional de Telenovelas do ano de 2017, Kara Sevda (distribuída mundialmente como Endless Love - Amor sem fim). Originalmente produzida como série em 47 episódios divididos em duas temporadas, Kara Sevda conquistou países como Colômbia, México, Panamá, Chile, Paraguai, Argentina, Peru, Uruguai, Ucrânia, Albânia, Eslováquia, Montenegro, Iraque, Sérvia, Romênia, Hungria e Grécia. Saiba mais sobre essa novela clicando aqui.

Kara Sevda desbancou à época duas novelas brasileiras: Totalmente Demais e Velho Chico, e a canadense 30 Vies que a TV Globo adaptou para Malhação: Vidas Brasileiras.

 

Ao menos a Band acertou apresentando Ouro Verde, que tem uma ótima trama central, conta com um elenco de peso português e brasileiro, uma ótima fotografia com belíssimas locações na Amazônia, e uma trilha sonora que mescla músicas lusitanas e brasileiras. Foi uma boa escolha e a audiência tem mostrado isso. Não foi a toa que a produção foi vencedora do Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2018. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Alguns sites dizem que a RedeTV! negocia para passar a transmitir as novelas turcas. Quem sabe será por lá que poderei acompanhar Elif e Kara Sevda?!

Porém, desejo vida longa às boas novelas portuguesas!