Pantanal e Cara e Coragem disputam Emmy de Melhor Telenovela do mundo

18 de Novembro de 2023 by Milton Figueiredo
Emmy International
Pantanal e Cara e Coragem disputam Emmy de Melhor Telenovela do mundo

Nesta segunda-feira (20), será realizada em Nova York, a 51ª edição do Emmy Awards Internacional, maior premiação da TV mundial, e neste ano de 2023, a TV Globo teve duas indicações na categoria Telenovela: Cara e Coragem (Coragem mesmo! Novela chata!) e a aclamada Pantanal.

Disputam com as produções brasileiras as novelas Yargı (Segredos de Família), da Turquia, e a portuguesa Para Sempre.

O Instagram oficial do Emmy Awards apresenta um teaser das quatro telenovelas. A melhor apresentação é de Para Sempre, de Portugal, deixando quem assiste intrigado por saber o motivo do protagonista Pedro (Diogo Morgado) ter sido abandonado pela mãe na porta de uma igreja quando era criança. Pantanal encanta por apresentar um cenário exuberante, mas faltou mostrar mais o enredo. A produção turca é cansativa, enquanto que Cara e Coragem nem dá vontade de assistir, assim como foi enquanto era exibida no horário das 19h: muito chata!

Se Pantanal não for a escolhida pela maioria ou todos os jurados, minha aposta é na telenovela portuguesa. Inclusive, o ator protagonista, Diogo Morgado, também deu vida ao personagem principal da vencedora desta categoria em 2018, Ouro Verde, apresentada no Brasil (com muitos cortes e com apenas 30minutos de exibição – e ainda tendo quase 10 minutos de cenas do capítulo anterior e mais uns 5 de cenas do próximo capitulo), pela Band, entre 2019 e 2020. A novela tem um enredo ótimo, típico de produções brasileiras de outrora.

A Categoria Telenovela existe desde 2008, tendo como vencedora The Invasion Igtiyah, da Jordânia que conta uma história de amor em meio a operações militares na Cisjordânia. Neste mesmo ano, a TV Globo concorreu com Paraíso Tropical, que será reprisada pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo.

Em 2009, o Brasil conquistou pela primeira vez a estatueta, com Caminho das Índias, de Glória Perez. Desde então, a emissora brasileira é a maior vitoriosa com 7 telenovelas vencedoras.

As outras telenovelas brasileiras vencedoras são: O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império (2015), Verdades Secretas (2016), Órfãos da Terra (2020).

Concorreram ao Emmy as seguintes produções brasileiras: Araguaia (2011), Avenida Brasil (2013), A Regra do Jogo (2016), Totalmente Demais e Velho Chico (2017), Amor de Mãe (2021) e Nos Tempos do Imperador (2022).

Veja como é a apresentação das indicadas ao prêmio em 2023 e curiosidades:

 

Yargı [Family Secrets] (Segredos de Família]) - Turquia

Produzido por Ay Yapim

O promotor Ilgaz (Kaan Urgancıoğlu) precisa encontrar um advogado altamente competente quando seu irmão é acusado de assassinato. Ele cruza caminhos com Ceylin (Pınar Deniz), uma advogada sem limites. As coisas mudam quando a vítima acaba sendo a irmã de Ceylin. Quando a guerra entre eles se transforma em um amor apaixonado, tudo vira de cabeça para baixo.

Segundo a Wikipedia, na Turquia, o melodrama estreou em 19 de setembro de 2021, com exibição semanal aos domingos em capítulos com média de 120 minutos pelo Kanal D. A terceira temporada da ficção está sendo exibida desde o dia 24 de setembro, com previsão de término em maio de 2024.

Na verdade, a Turquia não produz telenovelas. Lá, as produções são originalmente apresentadas como séries, em temporadas, com apresentações uma vez por semana, com duas horas de duração, e são vendidas no formato de telenovelas.

 

Para Sempre - Portugal

Produção de Plural Entertainment Portugal para a TVI

Pedro (Diogo Morgado) tem um passado misterioso. Abandonado quando criança na porta de uma igreja e criado pelo padre (António Capelo), ele descobre que sua mãe era rica e não havia motivo aparente para tê-lo deixado. Encontrá-la se torna seu principal objetivo, mas o homem que o criou detém a chave desse segredo.

Em Portugal, a trama contou com 461 capítulos. Foi apresentada tendo sido toda gravada antes, e contou com muitas críticas porque haviam dias em que a emissora exibia os capítulos com apenas 1 minutos de duração.

 

Cara e Coragem - Brasil

Produção da TV Globo

Quando o resgate de uma fórmula secreta e uma morte inesperada entrelaçam os destinos da dublê Pat (Paolla Oliveira), do dublê Moa (Marcelo Serrado), da empresária Clarice Gusmão (Taís Araújo) e do instrutor de parkour Ítalo (Paulo Lessa), a coragem de todos é posta à prova. Superar obstáculos e desvendar mistérios são fios condutores da história.

 

Pantanal - Brasil

Produção da TV Globo

Pantanal é uma saga familiar que tem o amor como fio condutor e a natureza como sua protagonista. O Pantanal é a fonte da maior concentração de fauna nas Américas e possui a maior planície alagada do mundo, sendo a inspiração para a obra escrita há mais de 30 anos.

(Para os brasileiros que já conheciam a história essa apresentação é perfeita. Mas, para o resto do mundo não diz qual é o fio condutor da trama).