Telenoveleiro das antigas rebate críticas do remake de Selva de Pedra
O Canal Viva confirmou a reprise do remake de Selva de Pedra, produzido em 1986, a partir do mês de agosto em substituição de Terra Nostra. A telenovela foi protagonizada por Tony Ramos, Christiane Torloni e Fernanda Torres. No horário das 14h30, com reprise às 00h45, a trama terá início no dia 22 de agosto.
O escritor André Araújo, de Teresina/PI, e telenoveleiro das antigas, rebateu em seu perfil no Facebook a crítica feita pelo site Observatório da Televisão que noticiou no dia 09 de julho que o remake fora um fracasso.
No texto escrito por Gabriel Vaquer, se lê: "Entretanto, o remake do folhetim em 1986 não foi um grande sucesso. Exibida entre os êxitos de Roque Santeiro e Roda de Fogo, dois grandes hits dos anos 80, a trama caiu a audiência de sua antecessora e marcou números considerados baixos para o horário. Todavia, além disso, atuações foram criticadas. O maior alvo foi Fernanda Torres. A atriz fazia Simone. Na versão original, o papel coube a Regina Duarte".
Confira abaixo o que diz Araújo:
"Na época, 1986, acompanhei não apenas a telenovela no ar, mas o que se dizia sobre ela nas revistas. Não houve fracasso de audiência; houve muita crítica pela ideia do remake. Selva de Pedra foi o programa mais visto na televisão brasileira entre 24 de fevereiro e 22 de agosto de 1986, período em que a trama esteve no ar.
É claro que a novela não poderia repetir os 100% de audiência em capítulo algum como aconteceu na versão original no cap 152. Nem a reprise da versão original em 1975, ocupando o buraco deixado por Roque Santeiro que foi censurada, atingiu 100%. Em 1986, os tempos eram outros. Os telespectadores já não eram tão ingênuos e havia mais redes de televisão como concorrentes, tal qual ocorre hoje por conta da TV por assinatura.
Quem imaginou que algum dia uma "Novela das oito" da Rede Globo fosse dar estourando 35 pontos de ibope? Jornalista mal informado esse que publicou essa matéria! E Fernanda Torres esteve ótima! As falhas se deram na adaptação feita pelos inexperientes Eloy Araújo e Regina Braga! Pesquisem! Ou deixem para falar sobre a mesma quem viveu na época!
Metade dos jornalistas de hoje "especialistas em novelas, aff!", nasceram nos anos 1990 e não sabem de nada! Só repetem o que leem numa notinha qualquer ou o que ouviram de alguém com memória de peixe! Desconjuro!!!!
Falar em Selva de Pedra de 1986 sem ter vivido naquele ano é a mesma coisa que um bando de gente com 15 anos de idade ir a um revival show de A Turma do Balão Mágico e/ou Trem da Alegriai".